A cidade de Aquidauana se prepara para sediar a partir desta quinta-feira (26) o Pantanal Tech MS 2025, um dos principais eventos voltados ao agronegócio sustentável, inovação tecnológica e conservação do bioma pantaneiro. A iniciativa, promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul através da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) será realizada até domingo (29), na unidade universitária da UEMS no município.
Marcada para acontecer às 9h30 de quinta, a abertura oficial contará com a presença de autoridades, representantes de instituições parceiras e produtores locais, além do governador Eduardo Riedel. Com expectativa de reunir mais de 20 mil participantes, a programação abrange palestras, vitrines tecnológicas, oficinas, painéis temáticos, feiras, apresentações culturais e encontros acadêmicos.
Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho expressa o entusiasmo da universidade com o evento. “O Pantanal Tech MS tem a expectativa de receber mais de 20 mil pessoas nos dias de evento. Nós temos aqui como maior objetivo o grande encontro da produção sustentável do Pantanal“, ressalta, completando em seguida.
“São os atores que trabalham com a produção sustentável do Pantanal, então esse é o grande objetivo, onde nós vamos ter aqui palestras, vamos ter feiras, vamos ter agricultura familiar, pecuária, agricultura, economia criativa, shows, muita interação entre a sociedade e a comunidade acadêmica e os produtores, com o único objetivo de produzir de forma sustentável no Pantanal“.
A programação completa pode ser acessada no link https://www.pantanaltechms.com.br/programacao-completa.
Conferências e debates estratégicos
Ao longo dos dias, a Arena Paxixi e outros espaços recebem uma série de conferências e mesas redondas com especialistas renomados.
Temas como “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade”, “Tecnologia Plataforma FPS – Fazendas Pantaneiras Sustentáveis”, “Sustentabilidade Ambiental”, “Tecnologia para Produção Sustentável”, “Manejo de Áreas Úmidas”, “Inovações em Genética e Reprodução Animal”, “Políticas Públicas para a Sustentabilidade” e o promissor “Mercado de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais” são aprofundados, oferecendo insights e caminhos para o desenvolvimento regional.