Concurso “Miss e Mister Indígena” é incluído no calendário oficial de MS | O Argumento - Informação e Credibilidade
Envie sua notícia
(67) 9 9827-4252
Quinta, 22 de Maio de 2025

Geral
Concurso “Miss e Mister Indígena” é incluído no calendário oficial de MS
Foto: divulgação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei 131/2024, de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), que inclui o concurso “Miss e Mister Indígena” no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Inicialmente, o concurso surgiu na Reserva Indígena de Dourados como parte de um seminário sobre temas relacionados aos povos originários. Ao longo dos anos, o evento passou a eleger representantes indígenas e se consolidou como uma celebração da cultura.

Para Lia Nogueira, o evento tem papel importante na valorização da identidade cultural indígena. “É uma forma de promover as tradições, vestimentas, danças e a língua materna dos povos participantes. Além disso, tem servido como um meio de empoderamento para jovens indígenas, incentivando a autoestima e a valorização de suas raízes culturais”, afirmou.

A deputada também explicou que o mês de abril foi escolhido por coincidir com o Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril.

“Ao reconhecer e incluir no calendário de eventos do nosso Estado, contribuimos para a continuidade e expansão, promovendo o turismo cultural e a diversidade étnica do Estado”, reforçou.

O projeto foi aprovado com apoio de todos os parlamentares. Em declaração durante a sessão, a deputada estadual Gleice Jane (PT) reforçou a importância da iniciativa para a visibilidade das culturas indígenas.

Com a aprovação, o concurso passa a integrar oficialmente o calendário estadual, com previsão de realização anual em abril.